Na atual situação de pandemia de COVID-19 os cuidados de fisioterapia foram descontinuados ou reduzidos em muitos locais de prática clínica. Esta situação cria dificuldades no acesso aos cuidados de saúde com elevado risco de deterioração da capacidade funcional em pessoas com fibromialgia.

Com o intuito de promover a realização de sessões de fisioterapia de forma segura, cómoda e gratuita, o Departamento de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, em parceria com a Myos, disponibiliza vídeos com orientações específicas para a realização de exercício físico adaptado às características específicas da fibromialgia. O exercício físico adaptado constitui a modalidade de intervenção mais recomendada no âmbito da fisioterapia, com benefícios demonstrados ao nível da intensidade da dor, fadiga e capacidade de realizar as atividades do dia-a-dia.

Este programa de 8 semanas irá iniciar-se dia 1 de Junho com a publicação do 1º vídeo de exercícios. Semanalmente será disponibilizado um vídeo novo com os diferentes exercícios que deverão ser realizados durante aquela semana. Recomenda-se que realize os exercícios semanais 3 vezes por semana, em dias alternados. Poderá realizar a sua prática de exercício adaptado à hora e dias que lhe for mais conveniente, pois os vídeos ficarão disponíveis para que possam ser revistos a qualquer altura durante o programa.

Pode ir acompanhando este Programa FisioOnline durante as próximas 8 semanas no Facebook da Myos, onde iremos publicar o vídeo da semana às segundas, quartas e sextas feiras. Em alternativa, pode também ir consultando semanalmente esta noticia no Site da Myos que será atualizada todas as segundas-feiras com o link para o vídeo dos exercícios daquela semana, que deverá realizar em 3 dias distintos.

Ao longo do programa também serão partilhados, quer no facebook quer aqui no site, alguns pequenos questionários onde avalia como se sentiu durante a prática dos exercícios propostos e sobre a sua percepção dos efeitos da sessão perante os seus sintomas. Estes pequenos questionários que serão partilhados durante o programa servirão de feedback para a equipa de fisioterapeutas responsáveis por este projecto para poderem ir analisando se precisam de ir fazendo pequenos ajustes aos conteúdos ou exercícios do programa nas semanas seguintes. Estes questionários, cujos links serão também aqui partilhados ao longo do programa (assim como no facebook), são de resposta anónima e confidencial e demoram cerca de 2 min a preencher, pelo que os responsáveis pelo projecto pedem a colaboração das pessoas que adiram ao programa que também tentem ir dando o seu feedback aos fisioterapeutas através destes questionários pontuais.

A realização de sessões de fisioterapia centradas em exercício poderá ser um contributo importante para a gestão dos seus sintomas, especialmente nesta fase de pandemia!

Vamos praticar juntos?

 

Acompanhe aqui semanalmente o Programa FisioOnline

Durante as próximas 8 semanas iremos partilhando neste local os links para os videos semanais e para os questionários online.

 

Abra aqui o Vídeo da Semana 1 (de 1 a 7 de junho de 2020)

Abra aqui o Questionário de avaliação da 1ª Semana

Abra aqui o Vídeo da Semana 2 (de 8 a 14 de junho de 2020)

Abra aqui o Questionário de avaliação da 2ª Semana

Abra aqui o Vídeo da Semana 3 (de 15 a 21 de junho de 2020)

Abra aqui o Questionário de avaliação da 3ª Semana

Abra aqui o Vídeo da Semana 4 (de 22 a 28 de junho de 2020)

Abra aqui o Questionário de avaliação da 4ª Semana

Abra aqui o Vídeo da Semana 5 (de 29 de junho a 5 de julho de 2020)

Abra aqui o Questionário de avaliação da 5ª Semana

Abra aqui o Vídeo da Semana 6 (de 6 a 12 de julho de 2020)

Abra aqui o Questionário de avaliação da 6ª Semana

Abra aqui o Vídeo da Semana 7 (de 13 a 19 de julho de 2020)

Abra aqui o Questionário de avaliação da 7ª Semana

Abra aqui o Vídeo da Semana 8 (de 20 a 26 de julho de 2020)

Abra aqui o Questionário de avaliação da 8ª Semana

 

 

Programa FisioOnline criado por: Departamento de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal no âmbito da parceria que esta instituição tem com a Myos desde 2013.

Docente responsável pelo projeto: Professora Carmen Caeiro

 

Se gostou desta notícia, partilhe:

Partilhar

Campanha conjunta das associações portuguesas de Fibromialgia
Convocatória para a Assembleia-Geral Ordinária

Artigos relacionados

Ver todos
  • Encefalomielite Miálgica, Síndrome de Fadiga Crónica e a correlação com Covid Longo no centro de debate com especialistas internacionais, entre […]

    Continue reading
  • A associação Myos integrou oficialmente a World ME Alliance, uma aliança internacional de organizações de Encefalomielite Miálgica/Síndrome de Fadiga Crónica […]

    Continue reading
  • Nos termos do disposto nos números um e dois do Artigo 23º dos estatutos da Myos – Associação Nacional Contra […]

    Continue reading