Encefalomielite Miálgica, Síndrome de Fadiga Crónica e a correlação com Covid Longo no centro de debate com especialistas internacionais, entre 3 e 4 de abril de 2024.
Lisboa vai receber, entre 3 e 4 de abril de 2024, a primeira conferência internacional realizada em Portugal sobre Encefalomielite Miálgica, Síndrome de Fadiga Crónica e a correlação com Covid Longo.
Durante dois dias, cientistas de topo e peritos vão partilhar e discutir as últimas evidências e descobertas biomédicas sobre esta matéria na FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, em Lisboa. As sessões estarão também disponíveis online, através de streaming.
Estas doenças e as descobertas mais recentes serão abordadas nas perspetivas neurológica, imunológica, virológica e vascular. Na agenda estará também a investigação sobre o Covid Longo e as semelhanças sintomáticas com quem sofre de Encefalomielite Miálgica.
Entre os especialistas confirmados estão os membros da comissão científica desta conferência: David Systrom, professor de Medicina na Universidade de Harvard, Susan Levine, da Universidade de Cornell, Luis Nacul, professor na London School of Hygiene and Tropical Medicine e Nuno Sepúlveda, representante português na EUROMENE – European Network on Myalgic Encephalomyelitis/Chronic Fatigue Syndrome. Outros palestrantes incluem Maureen Hanson, professora da Universidade de Cornell e Elizabeth Unger do CDC – Centers for Disease Control and Prevention (Centros de Prevenção e Controlo de Doenças dos EUA).
Carlos Robalo Cordeiro, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, António Sarmento, professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Luís Graça, do Instituto de Medicina Molecular, são algumas das individualidades que integram a Comissão Científica deste evento. Esta comissão é liderada pelo reumatologista Jaime da Cunha Branco, professor da Nova Medical School, com o apoio de António Vaz Carneiro, presidente do ISBE – Instituto de Saúde Baseada na Evidência. A conferência conta também com uma Comissão Consultiva, da qual faz parte Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos.
Organizada por grupos de doentes e pela Myos – Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica, a conferência internacional de excelência tem como parceiros a Universidade de Harvard, a Nova Medical School, o ISBE – Instituto de Saúde Baseada na Evidência, a FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a World ME Alliance e a Millions Missing Aliança.
Esta união entre especialistas e doentes na discussão e divulgação deste tema muito orgulha a Myos, que tem a correr uma campanha de angariação de fundos que vão ajudar a custear os custos com a conferência. Todos os donativos são bem-vindos e vão contribuir para que se dê mais atenção à Encefalomielite Miálgica/Síndrome de Fadiga Crónica.
PayPal – https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=5VR94K23F82MA
Flyer:
Partilhar
A associação Myos integrou oficialmente a World ME Alliance, uma aliança internacional de organizações de Encefalomielite Miálgica/Síndrome de Fadiga Crónica […]
Nos termos do disposto nos números um e dois do Artigo 23º dos estatutos da Myos – Associação Nacional Contra […]
A MYOS, a associação nacional contra a fibromialgia e a encefalomielite miálgica/ síndrome da fadiga crónica (EM/SFC), vai lançar a […]