Alguns conselhos para ultrapassar a Depressão

Como algo que parece ser tão difícil de ultrapassar pode ser combatido no nosso dia-a-dia:

Viva o presente Em vez de reviver as ideias más do passado, viva cada instante e prepare o futuro.

Recarregue baterias Reencontre as lembranças e os lugares carregados de emoções positivas: o quarteirão da sua infância, um serão agradável…; feche os olhos, respire fundo e pense no futuro.

Tenha prazer Uma tablete de chocolate, um bom livro, um serão entre amigos…, cultive todos estes pequenos prazeres da vida do dia-a-dia.

Saia de casa Retome o gosto pela vida social: telefone aos seus familiares, convide os seus amigos para sua casa e aceite o convite deles, deixe de se isolar.

Encontre a motivação Cada vez que tomar o medicamento prescrito pelo seu médico, lembre-se de uma frase como “ o meu tratamento ajuda-me a recuperar a energia para ultrapassar a depressão”.

Pense positivo Ao deitar, tente lembrar-se dos três momentos mais positivos do dia, relembrando as emoções agradáveis sentidas nessas alturas.

Ponha de parte a depressão De modo a não centrar toda a sua existência à volta da depressão, privilegie o contacto com o médico e com o psicólogo para falar dos seus sentimentos, mais dos que com a família, os amigos ou os colegas.

Saiba fazer a separação Estabeleça uma separação entre a origem dos seus problemas (por exemplo, o ambiente de trabalho) e o resto da sua vida (por exemplo, a vida familiar): deixe o stress onde está a fonte dos seus problemas e fale dos prazeres e das paixões!


Autora:
Dr.ª Isabel Mega

Data de criação do artigo: 28 de novembro de 2005

Este artigo foi escrito pela autora para utilização pela Myos e não pode ser reproduzido em outros sites, blogues e páginas, sem a expressa autorização da autora e da Myos.

Nota: Este artigo foi escrito com o antigo Acordo Ortográfico

Se gostou deste artigo partilhe este link

Tags: ,
CategoryEstratégias de gestão da doença

Relacionados

Leave a Reply