O que é a Síndrome de Fadiga Crónica?

A Síndrome de Fadiga Crónica (SFC) também designada por Encefalomielite Miálgica (EM) é responsável por apenas 3% dos casos de fadiga persistente. A Síndrome de Fadiga Crónica é um conjunto bastante complexo de sintomas onde o sintoma predominante é uma fadiga intensa, sendo uma forma profunda de exaustão e falta de energia, que se pode…

Saber mais
Sintomas

Os sintomas da Síndrome de Fadiga Crónica (SFC) variam de pessoa para pessoa e, na mesma pessoa, variam de intensidade ao longo do tempo, dificultando o tratamento e a própria adaptação do doente a um novo estilo de vida que lhe permita lidar com a SFC. Alguns doentes podem manter um nível estável de intensidade…

Saber mais
Diagnóstico

Não existem exames laboratoriais, radiológicos ou outros que confirmem ou excluam a presença da Síndrome de Fadiga Crónica (SFC), pelo que essa carência de sinais objetivos tornam as queixas dos doentes, muito subjetivas, mesmo que sejam fundamentais para o diagnóstico. O diagnóstico é feito procurando sintomas e despistando outras possíveis causas, como outras patologias que…

Saber mais
Tratamentos

Não existe, até aos dias de hoje, cura para a Síndrome de Fadiga Crónica (SFC), nem terapêutica específica que funcione com todos os doentes. As abordagens mais eficazes são as combinações terapêuticas que associam tratamentos farmacológicos e não farmacológicos e estratégias de autogestão da doença, que podem aliviar alguns sintomas e melhorar a qualidade de…

Saber mais
Estratégias de Gestão

Embora alguns tratamentos possam ajudar a gerir melhor os sintomas da Síndrome de Fadiga Crónica (SFC), esta é uma daquelas condições médicas em que o estilo de vida, a informação sobre a doença e uma abordagem multidisciplinar ao tratamento têm um papel preponderante nos resultados. Quando os sintomas da Síndrome de Fadiga Crónica parecem desesperantes…

Saber mais
Mais informação

Todas as decisões relativas ao tratamento a seguir devem ser tomadas em conjunto pelo doente e o seu médico assistente tendo em consideração as caraterísticas exclusivas de cada paciente. Não tome nenhum medicamento ou faça uma terapia sem o conhecimento do seu médico, pois pode ser perigoso para a sua saúde. Caso suspeite que tem…

Saber mais