Ajude através do IRS

Consignação do IRS

Ajude-nos a ajudar!

A Myos é uma IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública com fins de saúde (Registo nº 02/2012) que sobrevive apenas através das quotas dos seus associados e de alguns donativos. Quando preencher a sua declaração de IRS pode apoiar a nossa Associação de um modo simples, indicando a Myos como destinatária da consignação de imposto, doando 0,5% do IRS que já pagou ao estado durante o ano anterior.

 

Sabia que lhe é possível decidir o destino de parte dos seus impostos através da consignação de imposto?
O estado permite que 0,5% do imposto liquidado (em sede de IRS) reverta a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Assim os contribuintes podem, na sua declaração de IRS, “doar” parte do imposto (IRS) que pagaram ao estado. Esta ação, chamada consignação de 0,5% do IRS, não implica custo ou perda para si. Esta percentagem é retirada ao total que o Estado liquida e não ao imposto que possa ser devolvido a si. Deste modo, sem qualquer custo para si, pode doar 0,5% do seu IRS à Myos para nos ajudar a desenvolver o nosso trabalho em prol dos doentes com Fibromialgia e com Síndrome de Fadiga Crónica.

Como fazer?

Ao preencher a sua declaração anual de IRS Modelo 3,  online, na folha de rosto, quadro 11, deve assinalar com uma cruz o quadrado referente a Instituição Particular de Solidariedade Social ou Pessoa Coletiva de Utilidade Pública. Depois, faça uma cruz no Campo 1101 e coloque o NIPC (nº de identificação de pessoa coletiva) da Myos – 508 931 878, tal como mostramos na imagem. Este donativo em nada afeta o que eventualmente tenha a receber das finanças. Ainda neste âmbito, também é possível prescindir do benefício de 15% do IVA suportado no abate à coleta do IRS, doando o Estado esse valor à Myos.

A Myos está expressamente registada nas Finanças para poder receber este donativo, ao abrigo do Art.º 32, nº 6, da Lei nº 16/2001, de 22 de Junho.

Com este gesto, ajudará a sua associação a ter mais condições e apoios, para poder desenvolver projetos para ajudar os doentes com Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica em Portugal.
Partilhe esta informação com os seus familiares e amigos, pedindo-lhes que apoiem a nossa causa!