Myos: há 16 anos a ajudar e apoiar!

12 de Maio – Dia Mundial da Fibromialgia e da Síndrome de Fadiga Crónica e 16º Aniversário da Myos.

Celebra-se hoje, dia 12 de Maio, o Dia Mundial da Fibromialgia e da Síndrome de Fadiga Crónica, uma efeméride que tem como objetivo sensibilizar e consciencializar os doentes, familiares, profissionais de saúde e sociedade em geral sobre a Fibromialgia e a Síndrome de Fadiga Crónica.

Tendo nascido a 12 de Maio de 2003, celebra-se neste dia o 16º aniversário da Associação Myos – Associação Nacional Contra a Fibromialgia e a Síndrome de Fadiga Crónica, celebrando-se um pequeno e intenso percurso a cuidar e apoiar quem convive direta e/ou indiretamente com estas patologias, sejam doentes, familiares, amigos e/ou profissionais de saúde.

Reforçamos e reiteramos, neste nosso aniversário, os nossos objetivos e a nossa missão em cuidar e apoiar quem convive com a Fibromialgia e a Síndrome de Fadiga Crónica, através de inúmeras atividades e projetos, com ênfase no aumento da partilha de informação credível e fidedigna sobre as duas patologias, mantendo os grupos de apoio privilegiando a partilha de emoções, visando a criação de novos grupos de apoio em outros pontos do país e privilegiando o contacto direto e constante com todos os associados e/ou todas as pessoas que precisem do apoio da Myos.

Tendo em conta a necessidade de se apostar em investigação sobre as duas patologias, reiteremos e reforçamos o nosso objetivo em continuar a apoiar e participar em diversos estudos científicos, de modo a relacionar a Fibromialgia e a Síndrome de Fadiga Crónica com diversos contextos e fatores do nosso dia a dia, para que desse modo seja possível apoiar mais e melhor e promover a qualidade de vida de cada pessoa que convive com as patologias, com base em informação científica. É também nosso objetivo promover a sensibilização e informação de futuros profissionais de saúde para que possam existir cada vez mais profissionais sensibilizados e com conhecimentos especializados sobre estas patologias, para um melhor acompanhamento dos doentes.

A missão da Myos, apostando em cuidar e apoiar as pessoas que convivem com a Fibromialgia e a Síndrome da Fadiga Crónica, tem como pilares todos os voluntários dispersos pelo país, que são na sua maioria doentes e/ou familiares, que doam o seu tempo, atenção e disponibilidade em prol dos seus similares, esquecendo-se tantas vezes da sua própria convivência e das fases de crise com que têm que lidar tantas vezes.

São estes voluntários que contribuem para o desenvolvimento de todos os projetos da Myos, sejam congressos, seminários, grupos de apoio, encontros de familiares, assistência telefónica entre outras funções, contribuindo assim para a sensibilização da comunidade médica e outros profissionais de saúde e da população em geral sobre a Fibromialgia e a Síndrome da Fadiga Crónica. No entanto, dado ao crescente número de pessoas que nos procuram, são necessários mais voluntários, em várias zonas do país, associados a diversas delegações, para que a Myos possa desenvolver mais atividades de apoio local e para que a Myos possa estar mais perto dos doentes que se encontram nas mais diversas zonas do país.

Nos dias de hoje ainda se assiste à discriminação das pessoas que convivem com a Fibromialgia e a Síndrome da Fadiga Crónica, pelo preconceito alicerçado em falta de conhecimento, por parte da comunidade médica pela descrença e subvalorização diagnóstica, por parte dos familiares e amigos, pela invisibilidade dos sintomas que também são similares em tantas outras doenças e que, fazem com que as pessoas sejam desacreditadas nos seus vários contextos diários. Por isso, a Myos quer apostar em novos projetos que visem sensibilizar, consciencializar, informar, educar e capacitar todos aqueles que convivem com estas duas patologias.

Hoje, estamos todos de Parabéns por tudo o que alcançámos e vivemos nestes 16 anos de existência, que permitiu enaltecer a nossa missão, procurar novas estratégias, novas formas de continuar a apoiar cada pessoa que de nós necessite, para que ninguém que conviva direta ou indiretamente com estas patologias, se sinta discriminado ou sozinho, para que em conjunto possamos acreditar nos novos dias e na bonança.

Hoje, estamos todos de Parabéns, por fazermos com que a Myos seja uma luz para os nossos associados, para que possam alimentar a sua Esperança, restabelecer as suas Forças, redescobrir a sua Coragem, numa caminhada conjunta, unindo esforços e lutando pelo nosso objetivo comum: o cuidado e apoio a quem convive com a Fibromialgia e a Síndrome da Fadiga Crónica.

Da nossa parte, podem contar com o nosso apoio sempre que necessário e esteja dentro das nossas possibilidades e capacidades, sabendo que continuaremos ao vosso lado, lutando pelos vossos interesses, que são também os nossos e promovendo sempre a união e a partilha que nutrem a nossa missão e enobrecem a existência da Myos.

Contamos também com cada um de vós para nos ajudarem a ajudar mais e melhor.

 

Tags:
CategoryNoticias

Relacionados

Leave a Reply