Mesmo estando a fazer os tratamentos certos e a gerir a doença de um modo saudável, surgem diversas vezes as conhecidas crises da Fibromialgia, sem que se saiba os reais motivos por que elas acontecem. No entanto, poderão haver alguns fatores que agravem os sintomas da Fibromialgia e que desencadeiem as crises, como o doente ter feito um esforço excessivo provocando sobrecarga no corpo; o doente querer fazer tudo o que for possível quando se sente bem, levando também a uma sobrecarga excessiva no corpo.
Do mesmo modo, a realização de diversas atividades com movimentos repetitivos e durante longos períodos de tempo, podem desencadear uma crise. Para se evitar as crises da Fibromialgia é preciso dividir as tarefas de casa e do trabalho e fazer um pouco a cada dia, mesmo nos dias em que tudo está bem; alternar o tipo de tarefa que se está a fazer, para alternar o grupo de músculos que está a ser usado e evitar a sobrecarga muscular, entre outras estratégias que podem ser adotadas.
As crises da fibromialgia também podem melhorar significativamente com medidas simples, como o repouso, banho quente, exercícios de relaxamento e respiração, entre outras técnicas que possibilitam o descanso do corpo.