III Encontro de Familiares e Amigos de Doentes com FM e SFC/EM

O III Encontro de Familiares e Amigos de Doentes com FM e SFC/EM da Myos – Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica irá realizar-se no dia 16 de Novembro de 2019, na Faculdade NOVA-FCSH, em Lisboa.

A Fibromialgia (FM) e a Síndrome de Fadiga Crónica/Encefalomielite Miálgica (SFC/EM) não ocorrem num “vazio social”. Embora o doente seja o principal visado e o elemento central do processo de adaptação, o impacto do diagnóstico e as necessidades de adaptação estendem-se evidentemente aos familiares e amigos, mudando de forma significativa as relações. Dada a complexidade da FM e da SFC/EM, muitos familiares e amigos sentem dificuldade em lidar e apoiar estes doentes. Do mesmo modo, nem sempre é fácil para um doente comunicar e solicitar ajuda. No entanto, é importante perceber que alguns familiares/amigos, que parecem pouco compreensivos, estão acima de tudo desorientados com a situação e hesitantes em relação ao modo mais adequado de apoiar. Precisam de ajuda, ideias e sugestões.

A Myos pretende com este terceiro encontro ajudar familiares, amigos e doentes a gerir melhor os problemas inerentes a estas patologias. Pretende-se que os participantes troquem experiências, partilhem estratégias adotadas e coloquem dúvidas ou desabafem abertamente. Sensibilizar a família, os amigos e a comunidade em geral é fundamental para que o doente se possa sentir integrado e útil dentro das suas capacidades.

 

PROGRAMA:

14h30 – Receção dos Participantes

15h00 – Início da Sessão

– Exercício prático: Teste os seus conhecimentos

– Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica/Encefalomielite Miálgica: Noções Básicas

– Adaptação à FM e/ou SFC/EM no contexto das Relações Interpessoais

[Pausa para Coffee Break]

– Exercício prático: Como é que a fadiga interfere no seu dia-a-dia?

– Debate e Partilha de Estratégias

18h15 – Fim da Sessão

 

ORADORES:

Prof. Dr.ª Rita Canaipa (Psicóloga de Terapia Cognitivo Comportamental na Myos e Membro do Conselho Técnico-Científico da Myos)
Maria João Freire (Vogal da Direção Nacional da Myos, doente)
Inês Afonso Lopes (Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Myos, doente)

APOIO NA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO:

Catarina Nunes (Voluntária, familiar)

 

LOCAL:

Auditório 001 (Torre A, piso -1) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, situado na Avenida de Berna, nº 26 C, 1069-061 Lisboa.

 

CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO (NOVA DATA LIMITE – 13 de Novembro):

Entrada GRATUITA, mas é obrigatória a inscrição prévia.

A prioridade para a participação neste evento é dada pela ordem de inscrição no formulário e é limitada à capacidade máxima do auditório.

Formulário de Inscrição

 

Para mais informações, poderá contactar a Myos através do seguinte email:
secretariado@myos.pt

 

 

Tags:
0 Comments are closed

Other Events