Logotipo Myos
Logotipo Myos
A carregar Eventos
Este evento já decorreu.

Encefalomielite Miálgica, Síndrome de Fadiga Crónica e a correlação com COVID Longa no centro de debate com especialistas internacionais, 3 e 4 de abril de 2024, em Lisboa.

 

A 1ª Conferência Internacional sobre Avanços Clínicos e Científicos em Encefalomielite Miálgica / Síndrome de Fadiga Crónica (EM/SFC) e COVID Longa irá realizar-se nos dias 3 e 4 de Abril de 2024.

Durante dois dias, cientistas de topo e médicos especialistas internacionais e nacionais vão partilhar e discutir as últimas evidências e descobertas biomédicas sobre estas doenças. Esta conferência, a primeira do género a ocorrer em Portugal, será realizada num formato híbrido. O evento irá realizar-se no auditório da FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, em Lisboa e terá transmissão online simultânea.

 

A conferência é organizada numa parceria entre o ISBE – Instituto de Saúde Baseada na Evidência, a NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas, a Myos – Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica e o coletivo Millions Missing Aliança, tendo o projeto sido concebido como uma iniciativa de um grupo de doentes com EM/SFC deste colectivo.

O evento tem como parceiros o Centro de Investigação em EM/SFC Ronald G. Tompkins Harvard, a OMF – Open Medicine Foundation, a World ME Alliance e a FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

 

Esta conferência tem o objetivo de aumentar a visibilidade, clarificar conceitos erróneos, promover a compreensão e estimular a discussão entre profissionais de saúde, investigadores, decisores políticos, pacientes e representantes da comunidade sobre as manifestações clínicas, a sua gestão, opções terapêuticas e os desafios para a saúde ligados à Encefalomielite Miálgica/Síndrome de Fadiga Crónica (EM/SFC) e à COVID Longa.

A incidência da EM/SFC continua a aumentar a nível global, sobretudo no rescaldo da síndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2 (SARS-CoV-2) e COVID Longa, realçando a necessidade de diagnóstico e tratamento adequados. Os resultados de vários laboratórios realçam a sobreposição de ambas as doenças, com sintomatologia similar e até mesmo partilhando alterações nos processos biológicos. O que salienta a importância de uma educação médica contínua e atualizações frequentes sobre a investigação, o diagnóstico e as recomendações de tratamento.

 

No primeiro dia do evento será apresentada uma visão global dos últimos avanços nos aspetos clínicos e científicos sobre estas doenças, iniciativas de medidas políticas de referência e o trabalho de sensibilização realizado pelas associações. No segundo dia, o foco será aprofundar a investigação científica em EM/SFC e COVID Longa e os seus tratamentos promissores.

 

Programa da Conferência:

Programa

 

Sendo uma conferência internacional, com palestrantes de várias nacionalidades, a conferência será maioritariamente em inglês, com algumas sessões em português. Estamos a desenvolver esforços para que haja legendagem simultânea em português.


Como participar?

A participação nesta conferência é gratuita, mas é obrigatória inscrição prévia. Para poder participar online, faça a sua inscrição até ao dia 25 de Março no seguinte formulário: bit.ly/conferenciaEMSFCCOVIDLonga

 

Mais informações em: conferencia-emsfc-pos-covid.pt/pt/

 

Contamos com a sua participação, assim como ajuda na divulgação deste evento.

 

Se puder, contribua!

Esta união entre especialistas e doentes na discussão e divulgação deste tema muito orgulha a Myos, que tem a correr uma campanha de angariação de fundos que vão ajudar a cobrir parte dos custos com a conferência. Todos os donativos, de qualquer valor, são bem-vindos e vão contribuir para que se dê mais atenção à Encefalomielite Miálgica/Síndrome de Fadiga Crónica em Portugal.

 

Poderá contribuir através de:

PayPal: bit.ly/PayPalMyos


Ou transferência bancaria para:
Myos – Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica
Morada: Av. Santos Dumont, nº 67, 1º andar, 1050-203 Lisboa, Portugal
Número de telefone: +351 96 179 27 30
IBAN: PT50 0033 0000 45243922237 05

Em caso de doação, envie um email para info@conferencia-emsfc-pos-covid.pt/ com o comprovativo de transferência e com a indicação do nome, morada e NIF para emissão e envio de recibo de donativo.

Go to Top