Delegações e Núcleos

Um dos nossos objetivos é estar mais perto dos doentes e por isso a Myos sempre procurou a descentralização do seu apoio através da criação de Delegações e Núcleos Regionais espalhados pelo país. A criação destes grupos regionais permite apoiar mais de perto os doentes e familiares, atuando localmente em cada região. As diversas delegações e núcleos promovem individualmente, palestras, workshops, grupos de apoio, convívios, ações de divulgação, entre outras atividades, que variam de acordo com os apoios logísticos e de voluntários e profissionais de saúde disponíveis em cada região. Algumas destas atividades estão disponíveis para qualquer pessoa da região, independentemente de ser sócio da Myos ou não, e outras atividades de apoio estão apenas disponíveis para os sócios da Myos. Qualquer sócio da Myos poderá participar nas atividades das várias Delegações e Núcleos, independentemente da delegação e região a que pertence.

Atualmente a Myos tem duas delegações regionais, a Delegação de Lisboa e a Delegação do Porto. Queremos voltar a reabrir mais delegações ou núcleos regionais, mas para isso será preciso a colaboração de novos voluntários que estejam disponíveis para localmente dinamizar atividades e apoiar os doentes, contando sempre com o apoio e orientação da sede nacional. 

As Delegações e Núcleos Regionais são regidos por um regulamento próprio que pode consultar aqui. (colocar o link para o regulamento das delegações e núcleos que está na página Estatutos e Regulamentos, na área Myos)

 

Delegação de Lisboa

A Delegação de Lisboa funciona no espaço da sede da associação, em Lisboa, e tem como objetivo apoiar os doentes que moram nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém, tal como todos aqueles que precisem do apoio da Myos, seja presencial, telefónico ou email.

 

 

Contactos da Delegação de Lisboa

Morada: Av. Santos Dumont, n.º 67, 1º andar, 1050-203 Lisboa

Horário de Funcionamento: 2ªs, 4ªs e 6ªs-feiras, das 14h às 18h

Telefone: 21 797 32 94 / 961 792 730 (apenas durante o horário de funcionamento)

E-mail: lisboa@myos.pt

 

A Delegação de Lisboa disponibiliza:

  • Atendimento telefónico ou presencial, às 2ªs, 4ªs e 6ªs-feiras, das 14 horas às 18 horas, na sede em Lisboa;
  • Consultas e Terapias na sede da delegação disponíveis apenas para sócios da Myos;
  • 3 Grupos de Apoio;
  • Diversas atividades como palestras, workshops, jornadas, fóruns e/ou outros eventos de interesse, para informação e capacitação de doentes com Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica e seus familiares. Algumas destas atividades apenas estão disponíveis aos sócios da Myos;
  • Convívios com sócios e familiares;

 

Consultas e Terapias

Nas instalações da delegação funcionam as seguintes consultas e terapias, a preços reduzidos, disponíveis apenas para os nossos associados:

  • Consulta de Psicologia Cognitivo-Comportamental, com a Professora Doutora Rita Canaipa;
  • Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa, com Vítor Rodrigues;
  • Massagem Terapêutica (com conjugação de diversas terapias e técnicas), com Carla Fernandes.

Para agendamento das consultas e terapias ou mais informações sobre as mesmas, como preços e horários, deverá contactar a associação para o email: secretariado@myos.pt.

 

Grupos de Apoio

A Delegação de Lisboa tem em funcionamento três grupos de apoio para doentes e familiares. A participação nestes grupos é aberta a qualquer doente, mesmo não sendo sócio da Myos. Para participar, deverá contactar a delegação durante a semana antes da realização da reunião para inscrição na mesma. Os grupos em funcionamento são:

  • Grupo de Apoio de Lisboa: funciona na sede da associação, em Lisboa. Tem uma periodicidade bimensal, realizando-se ao 4º sábado dos meses de Janeiro, Março, Maio, Julho, Setembro e Novembro. É coordenado pelo Enfermeiro Ricardo Fonseca.
  • Grupo de Apoio de Carcavelos: funciona no espaço da Junta de Freguesia de Carcavelos, realizando-se ao 1º sábado dos meses de Fevereiro, Junho e Novembro. É coordenado por Inês Afonso Lopes.
  • Grupo de Apoio de Almada: funciona no espaço da sede da Associação Gerações Sorriso, em Almada. Tem uma periodicidade bimensal, realizando-se ao 4º sábado dos meses de Fevereiro, Abril, Junho, Outubro e Dezembro. É coordenado pelo enfermeiro Ricardo Fonseca.

 

Delegação do Porto

A Delegação do Porto tem como objetivo apoiar os doentes que moram no distrito do Porto, tal como todos aqueles que precisem do apoio da Myos na região norte, seja presencial, telefónico ou email. Algumas das atividades organizadas pela delegação funcionam no espaço da Junta de Freguesia de Campanhã.

 

Contactos da Delegação do Porto

Horário de Atendimento: Sábados, das 9h30 às 11horas

Telemóvel: 914 485 311 (apenas durante o horário de atendimento)

E-mail: norte@myos.pt

 

A Delegação do Porto disponibiliza:

  • Atendimento telefónico de serviço social e apoio psicossocial (anónimo), aos sábados, das 9h30 às 11 horas.
  • Acompanhamento de serviço social e apoio psicossocial presencial (individual e confidencial), aos 3°s Sábados de cada mês (sob marcação). Ou, por email, com respostas em tempo médio de 7 dias.
  • Anualmente, sessões informativas e/ou outros eventos de interesse, para informação e capacitação de doentes com Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica e seus familiares, seguidos de convívio entre participantes. Próximo Convívio, será no dia 16 de Novembro, das 15h às 17h (sábado), no auditório da Junta de Freguesia de Campanhã (programa em elaboração).

 

Serviços e atividades brevemente disponíveis:

  • Terapias complementares gratuitas e/ou a preços reduzidos disponíveis para os sócios da Myos (em local e horário a definir)
  • Projeto: “Posso entrar?”: serviço domiciliário especializado e individualizado com o objetivo de promoção da qualidade de vida dos doentes. Consiste em visitas domiciliárias pontuais ou com regularidade de um Técnico social ou Terapeuta, na realização de atividades de gosto individual, gratuitas, cujos materiais utilizados serão a cargo do/a beneficiário/a. As visitas estão sujeitas a manifestação de interesse, com data e horário acordados por ambas as partes. Mais informações, serão publicadas brevemente no site da Myos e através de envio de e-mail ou carta para os sócios da região.

 

Grupo de Apoio

A Delegação do Porto tem um grupo de apoio para doentes e familiares. A participação nestes grupos é aberta a qualquer doente, mesmo não sendo sócio da Myos. A realização das reuniões e definição de datas e horários para as mesmas está dependente do número de interessados que contactem a delegação, através de e-mail ou telemóvel, manifestando o interesse em participar. Este grupo de apoio é coordenado por Isabel Vilela da Cunha.